Vai viajar de carro? Fique atento à revisão

Se você pretende viajar de carro, há uma lista de itens pré-definidos e bem importantes a serem checados antes de pegar a estrada e cair na diversão. Mesmo para quem segue a rotina de manutenção preventiva e preditiva recomendada pelo fabricante, fazer o check list e viajar com tranquilidade é mais prudente.

Contudo, atente-se a outros pontos importantes: a revisão não deve ser feita na véspera de uma viagem de carro, afinal, caso haja necessidade de substituir alguma peça, pode ser que não seja possível fazer isso de um dia para o outro. A indicação é que a revisão seja feita, pelo menos, com uma semana de antecedência.

- Verifique as rodas e pneus

Se a roda for tradicional, de ferro, procure amassados que possam prejudicar a estabilidade do carro. Uma dica que pode ajudar nessa análise é que se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os outros é bem provável que esta roda esteja amassada, pois está permitindo que o ar saia por conta desse dano.

E a verificação não acaba por aí! Viajar de carro tranquilamente exige atenção a detalhes como a análise da calibragem, estado de conservação, se está careca ou não, tempo de vida que ele está rodando… todas essas informações são relevantes.

- Carro precisa estar alinhado e balanceado

Antes de viajar de carro, faça o alinhamento e balanceamento do veículo. Essa é uma manutenção extremamente importante, mas que os motoristas acabam deixando de lado. Algo importante a ser levantado sobre essa questão é que os principais sintomas da falta de alinhamento e balanceamento costumam aparecer somente em velocidades altas: vibração no volante é apenas um exemplo de sintoma da falta de manutenção. Lembre-se de olhar o óleo do motor antes de sair para viajar de carro

- Lembre-se de olhar o óleo do motor antes de sair para viajar de carro

Verificar o óleo do motor ajuda a prevenir diversos problemas com a lubrificação, além de dar mais economia ao seu dinheiro. Quando o motor não está sendo bem lubrificado, ele pode até fundir. E você não que passar pela complicação de fazer um novo motor…

Uma dica para verificar o óleo do motor, é sempre fazer isso quando o carro estiver com o motor frio.

- Não se esqueça de olhar a água do radiador

Essa é uma dica importante não somente para quem vai viajar de carro, mas para quem dirige no dia a dia. Já viu aqueles problemas que fazem com que o carro solte uma fumaceira gigantesca sair pelo capô? Então, isso é o carro fervendo devido à falta de água no radiador ou do líquido de arrefecimento. Essa peça que compõe o sistema, mantém o motor frio para que não superaqueça e cause esse problema.Antes de analisar a água do radiador, garanta-se do tempo que o carro foi desligado, pois a tampa estará bem quente e o líquido pressurizado, podendo causar queimaduras graves. Caso o veículo tenha sido desligado recentemente, espere esfriar um pouco para dar sequência na análise de mais uma etapa importante de manutenção para viajar de carro.

- Cheque as luzes

Principalmente para quem for viajar de carro à noite, verificar as luzes é muito importante. Teste todas as lâmpadas, como os faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Isso garante mais segurança durante o trajeto para o motorista e para as outras pessoas que estiverem na estrada. Sem contar o fato de que, caso seja pego com alguma lâmpada queimada, é considerada uma infração passível de multa.

- Veja todos os itens importantes

Olhe se todas as ferramentas do veículo estão em ordem, principalmente por causa de necessidades durante a rota.

Se o carro der alguma pane, é necessário ter um triângulo para fazer a sinalização e o pneu de estepe em dia.